A abordagem pedagógica do Guidismo combina a utilização de diversas ferramentas
educativas, no sentido de alcançar o objectivo formativo do Guidismo: contribuir para o
desenvolvimento do pleno potencial e harmoniosa identidade pessoal de cada rapariga.
O MÉTODO GUIDISTA inclui:
Compromisso;
Sistema de Patrulhas;
Aprender Fazendo;
Auto-Desenvolvimento Progressivo;
Simbolismo;
Cooperação Activa Entre Jovens e Adultos;
Actividades ao Ar Livre;
Serviço à Comunidade;
Experiências Internacionais
Acampamento: Atividade guidista entre os 5 e os 8 dias em que as Guias se juntam para
conviver, aprender, partilhar e celebrar a natureza.
Associação Guias de Portugal (AGP): A Associação Guias de Portugal é a entidade que
promove o Guidismo no nosso país. O Guidismo procura contribuir para a formação de
carácter, através de uma pedagogia activa, baseada no jogo e promove ainda vivência de
valores fundamentais. (retirado daqui)
Avezinhas: Raparigas pertencentes à AGP com 6 a 10 anos de idade.
Cargos: Função atribuída a cada guia pertencente a um ninho ou patrulha.
Educação não formal: Educação através do jogo.
Ninho: 4 a 6 Avezinhas formam um NINHO que reunidos com os restantes ninhos constituem o
BANDO.
Ramo Avezinha: Ramo mais novo da AGP, com idades entre os 6 e os 10 anos, identificado
com a cor AMARELA, por ser a cor do sol. Tem como símbolo o PINTAINHO, que ilustra o seu
objetivo – VOAR. As dirigentes do Ramo Avezinha são chamadas Águias e as Corujas e têm
como missão ajudar as Avezinhas a crescer no Ninho e no Bando. TORNAR-SE AVEZINHA é
querer voar, ser alegre, ajudar os outros, cumprir as suas tarefas no Ninho, acampar, olhar a
Natureza, ajudar em casa, conhecer o local onde vive… para fazer a sua PROMESSA DE
AVEZINHA. Depois ela vai querer aprender coisas novas, para ser capaz de voar ao nível das
árvores e atingir as ASAS VERDES. Para poder voar no céu, a Avezinha vai, então, fazer as
provas das ASAS AZUIS, que a ajudam a tornar-se mais autónoma, mais capaz de tomar conta
de si própria e de trabalhar com os outros. (retirado daqui) Depois de fazerem a sua promessa
as Avezinhas podem propôr-se a realizadar ESPECIALIDADES.
Ramo Aventura: 2.º ramo da AGP, para raparigas dos 10 aos 14 anos e são identificadas pela
cor VERDE do lenço (e claro aquela pré-adolescência gritante). Têm como símbolo a BÚSSOLA ,
que ajuda a encontrar o melhor TRILHO. As Guias Aventura agrupam-se em PATRULHAS de 6 a
8 raparigas que reunidas com as restantes patrulhas constituem a ODISSEIA. O Trilho
é composto por várias etapas: Primeira Aventura, Escalada e Horizonte. As Guias Aventura
podem ainda propôr-se a ESPECIALIDADES. (retirado daqui)
Ramo Caravela: 3.º ramo da AGP, para para raparigas dos 14 aos 17 anos e são identificadas
pela cor LARANJA do lenço (sim e aqui dose extra de paciência para adolescentes). O seu
símbolo é a CARAVELA e a sua progressão consiste numa EXPEDIÇÃO. Da mesma maneira que
as Guias Aventura, as Guias Caravela são agrupadas em patrulhas de 6 a 8 Guias, que reunidas
com as restantes patrulhas constituem a FROTA. A Expedição é composta pela Aparelhagem,
Navegação e Exploração. Existem também ESPECIALIDADES para o Ramo Caravela. (retirado
daqui)
Ramo Moinho: As Guias com 17 a 21 anos pertencem ao Ramo Moinho e este é o ramo mais
independente visto que não tem diretamente uma dirigente a acompanhar o ramo, mas são
orientadas pela Chefe de Companhia. A sua cor é o AZUL e o símbolo do ramo é MOINHO.
Diferentemente dos dois ramo anteriores, podem fazer parte de uma patrulha de Guias
Moinho entre 8 a 10 Guias. A progressão do Ramo Moinho é composta por provas chamadas:
Moinho em Construção, Moinho Branco e Moinho Azul.